O Lifting Facial, ou Ritidectomia como também é conhecido, é um procedimento estético que alcançou bastante aderência de pessoas que buscam uma aparência mais jovem, sem que isso elimine ou interfira em suas expressões.
Tornou-se uma cirurgia plástica tão conhecida pela busca frequente dos pacientes por uma aparência que mostre energia e vitalidade.
Sentir-se jovem vai além de um estado de espírito e encontrar na própria aparência um aspecto que reforce essa juventude é o que motiva a busca destas pessoas.
Com isso, o primeiro passo antes de, definitivamente, decidir passar por uma intervenção cirúrgica é passar pela avaliação de um cirurgião plástico de confiança.
Dessa forma, ele irá avaliar as queixas e anseios de cada paciente, analisar as condições físicas e mentais e, então, apresentar a solução mais eficiente para o caso.
A cirurgia plástica facial, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é uma técnica para esticar a pele da face.
Nesse sentido, fala-se de uma intervenção muito mais complexa, que visa o reposicionamento da musculatura, gordura facial e a remoção do excesso de pele na região do rosto e pescoço.
Dessa forma, o principal objetivo é proporcionar um resultado natural, sem interferência em suas expressões faciais e sem o aspecto “esticado”, que é o temor de boa parte dos pacientes.
Assim sendo, o início da busca pela aparência jovial se dá no agendamento de uma consulta para avaliação médica.
O cirurgião plástico irá avaliar a necessidade real de uma operação, as queixas do paciente e irá solicitar alguns exames para análise da saúde.
Contudo, os exames a serem pedidos pelo médico podem variar em acordo com a idade e a preexistência de doenças.
Com todos os exames em dia e a análise do cirurgião, a cirurgia pode, enfim, ser marcada.
Em geral, trata-se de uma intervenção que dura entre 2 e 3 horas.
Entretanto, as incisões são feitas em acordo com a necessidade de cada paciente, variando entre couro cabeludo, na frente ou atrás das orelhas e abaixo do queixo.
Tendo em vista o bem-estar do paciente, os cortes são feitos em lugares estratégicos, para que as cicatrizes não fiquem em evidência.
Nesse sentido, é através das incisões que os tecidos são reposicionados, a gordura redistribuída e os músculos elevados, para trazer o rejuvenescimento ao paciente,
Contudo, em alguns casos, a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) pode ser aliada a esse procedimento, para um resultado ainda mais satisfatório e natural.
Falando sobre procedimentos cirúrgicos, ainda que seja uma cirurgia de baixo risco, é comum ter dúvidas, ouvir alguns mitos e buscar mais esclarecimentos sobre o processo.
Como o Lifiting Facial tornou-se uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e se popularizou, é preciso esclarecer todas informações relevantes para trazer mais segurança à escolha do paciente.
Para isso, foram listadas algumas dúvidas principais acerca do tema para serem elucidadas.
Em geral, os pacientes não necessitam de internação para fazerem o Lifiting Facial. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessário. Porém, o tempo de internação não ultrapassa as 24 horas.
Normalmente, a recuperação é indolor e bastante tranquila. O que irá interferir mais na sua recuperação é a obediência às orientações médicas, como: evitar exposição ao sol no primeiro mês, repouso e retorno às atividades entre duas e três semanas.
Você pode voltar às atividades físicas em 30 dias após a sua cirurgia. Entretanto, é recomendável evitar esportes de contato, como lutas e esportes com bolas, por, pelo menos, dois meses.
O Lifting Facial é uma cirurgia com riscos muito baixos de complicação. Porém, dentre os raríssimos casos de pacientes que tiveram alguma complicação estão má cicatrização, hematomas ou sensibilidade na pele.
Os pacientes que optam pela realização dessa cirurgia estão em busca de uma imagem mais jovial e que transpareça energia
Como são pessoas dispostas a mostrarem o quão jovens e enérgicas se sentem, também preocupam-se com resultados que pareçam naturais e nada exagerados.
Para isso, o Lifting Facial ou Ritidectomia possibilita essa solução.
Não existe idade mínima recomendada para realizar a cirurgia.
O que irá contar mais para o médico avaliar e encaminhar para a intervenção são aspectos como: flacidez da pele, intensidade das rugas e marcas de expressão e queixas do paciente.
Em geral, o resultado final do lifting facial é alcançado em apenas 3 meses após a cirurgia.
Em nossa clínica, contamos com um profissional especializado em drenagem linfática, que estimula o sistema linfático a trabalhar com mais agilidade e, portanto, ajuda a reduzir o inchaço causado pelo procedimento.
Além disso, contamos com outros profissionais que oferecem serviços de cosmiatria à disposição.
Prazer, eu sou o Dr. Marcelus Nigro, Cirurgião Plástico, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332 e conto com mais de 20 anos de cuidados especializados com pacientes brasileiras(os) e estrangeiras(os), experiência em atendimento e práticas cirúrgicas.
Somado a isso, conto com uma equipe médica qualificada, ambiente cirúrgico seguro e equipamentos modernos para a realização dos procedimentos.
Estou sempre atento a cada detalhe e aos anseios de cada paciente. A saber, apresento as intervenções mais adequadas em cada caso de cirurgia plástica, para resultados naturais e duradouros.
Além disso, vejo a cirurgia plástica não só como um procedimento estético, mas também funcional, que contribui para a saúde física e mental de cada paciente.
© Copyright 2022 – All Rights Reserved
Responsável Técnico: Dr. Marcelus Nigro CRM 16678 / RQE 12332
Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado
para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte um médico.